Prefeituras da RMVale aderem à 'guerra' contra o câncer de mama

Poder público ilumina prédios com a cor da campanha, além de intensificar o atendimento às mulheres na rede de saúde. Descoberta precoce da doença aumenta a chance de cura. Por isso o autoexame é tido como essencial

10 OUT 2017   |   Por Jornalismo  |   10:42
Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Prefeituras da RMVale aderem à 'guerra' contra o câncer de mama
Fotos de ações em São José dos Campos e detalhe do prédio da CTI, em Taubaté, de rosa

Prefeituras e centros de compras da RMVale aderiram à campanha 'Outubro Rosa' de alerta à necessidade de prevenir o câncer de mama.

Durante todo o mês, prédios públicos ficarão iluminados com a cor rosa e ações na área de saúde reforçarão o diagnóstico da doença.

Em São José dos Campos, a Secretaria de Saúde intensificou o trabalho de coleta de exames ginecológicos preventivos e os exames de mamografia nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

De janeiro a agosto deste ano, segundo a pasta, foram realizadas 20.804 mamografias no Ambulatório da Mulher e nos hospitais Pio 12 e Antoninho da Rocha Marmo, o que corresponde a aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2016, quando foram feitos 18.501 exames.

Além disso, quatro poliesportivos (Altos de Santana, Cerejeiras, Eugênio de Melo e Vila Tesouro), o Centro da Juventude, o Parque Vicentina Aranha e a praça do Jardim Aquarius, respectivamente no centro e zona oeste, promoveram aulas de ritmo na semana passada.

Outras atividades serão programadas ao longo do mês.

REGIÃO.

Em Taubaté, a prefeitura organiza a campanha "Taubaté Veste Rosa" com palestras e orientações, distribuição de material educativo, coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero e exame físico da mama para prevenção de câncer nas unidades de saúde, até 28 de outubro. O monumento do Cristo Redentor, prédio da CTI, Palácio do Bom Conselho e Secretaria de Saúde serão iluminados de rosa.

"As mulheres devem procurar antecipadamente suas unidades de referência para verificar o cronograma de atividades. Para participar da campanha e a coleta de preventivo, é preciso levar RG, CPF, cartões Sim e SUS", informou a prefeitura.

VERBA.

A Prefeitura de Jacareí informou que "estuda ações internas de conscientização para o Outubro Rosa, mas que não realizará nada visual devido à restrição orçamentária". Haverá campanha de prevenção do câncer de colo de útero, em 21 de outubro, das 8h às 14h, em todas as unidades de saúde. Para as mulheres acima de 40 anos, será ofertada também a mamografia para rastreamento do câncer de mama.

(Fonte: OVALE)
















Classificados

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.