Baleia jubarte de 13 metros é encontrada morta no litoral norte de SP

Segundo Instituto Argonauta, animal era macho. Carcaça estava boiando; remoção neste domingo (8) foi para evitar encalhe na praia.

10 OUT 2017   |   Por Jornalismo  |   09:54
Foto: Vanguarda Repórter/Celso Bonotti
Baleia jubarte de 13 metros é encontrada morta no litoral norte de SP
Baleia jubarte é encontrada morta no litoral norte de SP

Uma baleia jubarte de aproximadamente 13 metros de comprimento foi encontrada morta na baía do Mar Virado, entre Ubatuba e Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. A remoção da carcaça feita foi na tarde deste domingo (8).

De acordo com o Instituto Argonauta, responsável pelo resgate da carcaça, o animal é um macho e teria morrido há cerca de 15 dias, provavelmente por causas naturais - o corpo não tinha nenhuma marca aparente. Mesmo assim, amostras de material biológico para análise foram colhidas.

O oceanógrafo do instituto, Hugo Gallo, explica que nesses casos, a carcaça é levada para ilhas, em trechos distantes de embarcações e moradores. A intenção é evitar o encalhe na praia.

“Quando a baleia encalha na praia causa diversos problemas. A dificuldade para retirada é maior, o cheiro incomoda, até de boatos que a praia está interditada. Se ela fica no mar, uma embarcação pode bater e afundar. Observando tudo isso, criamos um método de ancorar, já que o corpo da baleia é comido e gera nutrientes para animais marinhos”, afirmou.

Ele orienta inda que se algum turista, pescador ou morador, encontrar uma baleia morta no mar, o ideal é não se aproximar porque são áreas com maior incidência de tubarões e orcas, atraídos péla carcaça.

(Fonte: G1)
















Classificados

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.